boox

Buscape

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Mundi

Mundi - Compare Preços de Passagens Aéreas e Hoteis

Pesquise Preços

terça-feira, 26 de julho de 2011

Fazenda Engenho de Serra.

"Lá Vem O mineiro na Estrada De terra Com O Queijo debaixo do braço."......
Fazenda Engenho de Serra 15 Quilômetros do Serro. Realmente é Uma Fazenda fantástica.... Linda... Uma Criação Perfeita,já  passei  inúmeras vezes por alí . Apreciando Com Moderação Esse belo Lugar.. que me faz recordar Sempre Momentos Felizes...... 

Queijo uma das Maravilhas do Serro

Queijo uma das Maravilhas do Serro!!
O valor da tradição, a forma de fabricação e a importância do produto na economia familiar dos mineiros , o "QUEIJO DO SERRO" como primeiro Patrimônio Imaterial de Minas Gerais. é uma das Maravilhas que existem No Serro, O Queijo Serrano, que eu Eduardo Particularmente Gosto Muito.. Não Resisto chegar no serro. e na Volta Para casa não trazer. A delícia que é esse queijo Mineiro.. acho que muitos assim como eu que sou apaixonado por essa Cidade Que Preserva seus costumes e Tradições. agem da Mesma Forma.. o Queijo Do Serro tem o Seu Lugar e o Seu Valor...



Queijo e Goiabada

Queijo e Goiabada


“O Serro é uma terra de gente simples, amante da natureza,
da cultura e da culinária mineira, como o famoso queijo,
produzido na região, que já vem com o selo da 

qualidade e da tradição”.

Concurso Do Queijo

Concurso Do Queijo! Serro MG

Serro é nome de queijo ... e queijo é sinônimo de Serro. A cidade se orgulha de produzir o mais saboroso e conhecido produto mineiro: o famoso “Queijo do Serro” artesanal, tipo Minas. No estado ele é conhecido também como queijo “minas padrão” (não é curado nem frescal). O motivo do diferenciado sabor, comparável aos melhores do mundo, ou ainda não está devidamente explicado, ou está guardado a sete chaves. Os antigos o creditavam ao capim gordura, excelente pastagem nativa da região, hoje quase desaparecida. Como permaneceu a mesma qualidade, atualmente alguns apontam a composição do solo (terreno calcáreo e úmido) e o clima, como os responsáveis pelo delicado sabor

Serro A Cidade Do Queijo

Mesa Onde Se Faz o Maravilhoso Queijo 


.As fôrmas são de madeira e de feitio circular, tendo o espaço livre interno mais ou menos o tamanho de um pires.Aonde o maravilhoso queijo Serrano é retirado depois de pronto... Realmente é uma perfeição essa Arte que o povo Serrano Preserva.

.

*Serro A Cidade Que Meu Pai me Ensinou a Gostar!



Serro Cidade Que Marcou Muito a Minha Vida,  desde os meus 19 Anos, Hoje estou com 42 anos e me Sinto Orgulhoso, por ter Tido O privilégio  de Conhecer e Viver, a Historia da Cidade Do Serro, Meu Pai  Antônio Thomaz Dedicou a Vinda Inteira, Trabalhando Como Motorista De Ônibus, fazendo a Linha BH a Serro Por Muitos Anos. Atualmente Eu Moro Em Contagem e Tenho o Meu Grande Pai que se  Reside Na Cidade Do Serro. Onde frequentemente,  Vou a Cidade Do Serro. Hoje em Dia  meu Pai  é  Motorista Aposentado. so Curtindo as Riquezas e  as Belezas Dessa Linda  Cidade Histórica. é Uma Maravilha!! me encanto, quando chego lá!! relembro  Com tanto Orgulho, Tudo que Eu Vivi, e Acompanhei o meu pai, por Essa Cidade.
Como diz um Velho ditado! Quem Vem de Fora quando vai embora Chora!! somente   Tenho A Agradecer a Deus Por Ter Tido a Oportunidade de ter Vivido, No Serro e Ter Aprendido Junto ao Meu Pai As Coisas Boas que A Vida tem Me Oferecido, Hoje Sou Um Homem Feliz e Realizado, Muito Bem Casado, Tenho uma Esposa que pra Mim é Tudo... Companheira, Amiga, Namorada. que a Cada Dia que Passa, Vivemos Tudo Intensamente.... e Comigo Sempre Carregarei a Cidade Do Serro Dentro do meu Coração!  

Serro! Festa Do Divino**



A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, realiza a festa do divino espírito santo, no período de 03 a 12 de junho de 2011, juntamente com os grupos de pastorais associações e comunidades.
A festa do Divino é uma comemoração ligada ao folclore nacional e suas remotas, tendo início no município de serro por volta do ano de 1765.




Festa Do Rosário No Serro

Festa de Nossa Senhora do Rosário
       
         Serro/Minas Gerais
 1.728 é o registro da criação da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e a marca da primeira festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos na Vila do Príncipe, hoje cidade de Serro.
A festa surgiu como possibilidade para o homem negro escravizado expressar sua cultura e celebrar a devoção a Nossa Senhora do Rosário.
Diz uma lenda histórica que em certa época Nossa Senhora apareceu nas águas do mar. Imediatamente vieram os Caboclos que dançaram, cantaram, tocaram seus instrumentos, mas ela não foi com eles. Vieram os Marujos que também dançaram e cantaram, mas ela não os seguiu. Vieram então os negros, os catopês, que dançaram, cantaram, tocaram seus instrumentos e atiraram seus mantos nas águas. Ela veio até eles. Por isso, é considerada a protetora dos negros.
 A festa, de cunho religioso e folclórico é promovida anualmente pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e Associação dos Congados da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, no primeiro domingo do mês de julho, e as celebrações ficam a cargo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, sob a coordenação espiritual dos sacerdotes, que contam com o apoio da comunidade na preparação de todo ato litúrgico.
Neste ano de 2.011, a novena terá início no dia 24 de junho, com a Santa Missa às 19h30, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, incluindo mastro, procissão e os grupos de danças do tradicional folclore serrano.Um dos rituais mais expressivos é a Matina, as Cinco da Manhã, do sábado dia 02 de julho, que antecede a festa, além da presença do padre, fiéis, e irmãos do rosário, seguem ate a cada do mordomo onde buscam a bandeja que é levada ate a igreja do Rosário .

 Após bênção, esta é erguida em meio a grande festa, com repique de sino e o espocar de fogos de artifício.
No sétimo dia da novena, inicia-se também o tríduo da grande festa.
Na quinta-feira, a Cruz da Irmandade é conduzida pelo 1º Juiz, acompanhada dos demais festeiros, fiéis e dançantes, que se dirigem à Igreja do Rosário para a Missa, com a participação especial dos Marujos.
Na sexta-feira, a Cruz é conduzida pelo 2º Juiz, seguindo o mesmo ritual, com a participação especial dos Caboclos. 
No sábado, quem conduz a Cruz é o rei, prosseguindo da mesma forma e participação especial dos Catopês.
 A festa é realizada com dois juízes, duas juízas, rei e rainha, que se encarregam de fazer cumprir o compromisso da Irmandade e a organização da mesma.
 No domingo, 03 de julho, grande data. Às 06 horas, fogos anunciam a saída do 1º juiz, acompanhado por Catopês e Caixa de Assobios, para a casa da 1ª juíza, que o espera em um trono com quatro mucamas. Eles permanecem ali onde são homenageados pelos Catopês que cantam a Ave-Maria. Dali vão aos demais juízes, rei e rainha, com repetição das cerimônias.
 O cortejo recebe Marujos e Caboclos ao longo do caminho que leva à Igreja.
Após danças e Missa festiva, o reinado segue para o almoço.
O 1º juiz recepciona os Caboclos; 2º juiz, os Marujos; o reinado e os Catopés almoçam com o rei.
À noite, o jantar é oferecido pela 1ª juíza, 2ª juíza e rainha, seguindo o mesmo ritual.
A alegria é total, com a confraternização dos festeiros em volta às fartas mesas de comidas típicas do Serro e variados doces.
Às 16 horas acontece a Missa dos Romeiros. 
Às 17 horas, coroação de Nossa Senhora do Rosário e a lenda, representada pelos dançantes. Em seguida, a procissão conduzindo a milagrosa Imagem pelas ruas de nossa cidade, retornando à Igreja, para a bênção do Santíssimo Sacramento e posse dos novos festeiros.
E a festa prossegue até o dia seguinte, ou seja, na segunda-feira, 04 de julho, com a formação do segundo reinado. Ao meio dia, cetro e coroa são entregues aos festeiros do ano seguinte, o que, de certa forma, lhes dá o devido poder, o qual carregarão até a próxima festa.
À noite, após a Santa Missa, os dançantes se despedem, reverenciando a Virgem Maria.
O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Serro e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
Festa do Rosário é o povo rendendo graças, é magia das danças, é som dos instrumentos e brilho das cores.
A Festa do Rosário é para ser vivida em todos os seus detalhes, pois uma atitude de simples expectativa não nos levaria jamais ao sentido profundo de toda a beleza dos rituais próprios, o que é capaz de nos levar às lágrimas, devido à originalidade de expressões e grandeza de sentimentos.



Fonte:http://www.serro.tur.br/ultimas_noticias.php?id=43

**Consciência** Grande Dom Do Ser Humano



Entre os muitos valores que norteiam a pessoa, certamente, o da consciência lhe é mais aprazível, uma vez que esse atributo é altamente desenvolvido no humano e define a posição básica que o difere de toda a espécie. Essa característica, qualitativa e quantitativa, lhe dá a honra de pertencer a mais alta casta da humanidade, o tem como referência no mundo e o possibilita nos mais altos níveis de integração. A consciência enobrece o pensar, testemunha os atos, edifica as atitudes e, sobretudo, torna mais visível a responsabilidade nas decisões. Tomando conhecimento dessa grande faculdade, a pessoa, estabelece julgamentos para a sua conduta, cumpre um dever e um senso de responsabilidade, que lhe oferecem honradez, retidão, probidade. Já nos diz Olívia Goldsmith: “A felicidade de nossa vida depende da serenidade da consciência”.
Blaise Pascal chama a consciência de “o melhor livro de moral”, o que vale dizer, onde está escrito o conteúdo que a todo o momento deve ser consultado. Cada modo de proceder, cada conduta, precisa ser documentado pela consciência, determinando assim, a oficialidade do que se diz ou se faz. Todo este agir, prudência a susceptibilidade de nossas ações, dando-lhes um comportamento ético-jurídico, levando em conta que, o que se assevera afirma ou se narra, já não nos pertence mais. A consciência é este estado durável que está alicerçado na personalidade no caráter de cada pessoa, definindo assim, a realidade de confiabilidade do eu que exprime e do eu que escuta. Essa aptidão, tão natural no humano, lhe dá o privilégio de efetuar e operar com liberdade, permitindo o consentimento do seu livre arbítrio, sem, contudo, o licenciar para fazer o que deve a seu belo prazer. Alenta-nos um autor desconhecido: “às vezes, lavando as mãos sujamos a consciência”.
A consciência é este grande patrimônio que dá vida ao humano, presenteando-o com um padrão de vida, edificando-o como protótipo e modelo dos seres criados. Este valor capacita seu entendimento, autentificando, seus procedimentos ético-jurídicos numa determinação volitiva adequada a pressupostos que o levam a uma pena necessária ou a uma grandeza de reconhecimento. Dante Alighieri consolida o que dizemos ao afirmar: “ó respeitável, límpida consciência, como te amarga a pequena ou grande falta”. Nada se pode comparar à consciência pesada. O remorso eleva as mais altas temperaturas da culpa. Um algo mal dito desequilibra a estrutura pensante do eu. A memória pode reter um milhão de informações, todavia, se uma delas falar todo o seu aglomerado fica insípido deixando a consciência endividada para com as faculdades, impressões e conhecimentos adquiridos.  
Este grande monumento do ser humano, a consciência, celebra a grande capacidade que este tem perante o outro. No ver, julgar e agir, toda uma prudência precisa presidir suas ações para não cair em lembranças desagradáveis, em reminiscências de dor, raivas e ódios e, sobretudo, recordações que podem levar uma vida para serem esquecidas. Juan Luis Lorda certifica-nos com propriedade: “A consciência atua como um dar-se conta do que devemos fazer. Não é a decisão de como devemos agir: a decisão vem depois e consiste em seguir ou não o juízo da consciência. A consciência não é a decisão da vontade, mas o perceber com a inteligência. E não julga o que é que mais gostamos, mas o que devemos fazer. Por isso, se chama a voz da consciência, como querendo indicar que é algo que ouvimos, e nos é comunicado, que não somos nós que inventamos, mas que deriva da própria situação”. A ignorância deixa a consciência às escuras, não pode decidir porque lhe faltam as bases. Lute com veemência para que nunca sejas vulnerável para com sua consciência. Pense nisso.
Côn. Manuel Quitério de Azevedo
Professor do Seminário de Diamantina e da PUC – MG
Membro da Academia de Letras e Artes de Diamantina – MG
Endereço da Fonte: http://www.serro.tur.br/ultimas_noticias.php?id=24

Programação da Festa Do Rosário No Serro

PROGRAMAÇÃO DA FESTA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE  SERRO
24/06- Sexta-feira – Tema: Como João Batista, somos convidados a preparar os Caminhos de Jesus.12h – Repique dos sinos e queima de fogos.


18h30 – Uma carreata e motociclistas conduzem a Imagem de Nossa Senhora do Rosário, da Igreja de Santa Rita até à Igreja do Rosário.


            19h – Recitação do Terço e novena de Nossa Senhora do Rosário.


            19h30 – Missa solene de abertura da novena.


                        Liturgia: MÁRCIA LAGARES E LILHAN.


                        Ministério de Música: FAMÍLIA MAGALHÃES.


Programação 25/06

25/06 – Sábado – Tema: Seguir Jesus é renunciar e acolher o verdadeiro Reino.



14h30 – Cavalgada organizada pelo Clube do Cavalo de Serro, conduzindo a Imagem de Nossa Senhora do Rosário, da Praça Pedro Lessa até à Igreja do Rosário.


            15h – Missa do homem do campo, do criador e produtor rural.


            19h – Recitação do terço e novena de Nossa Senhora do Rosário.


19h30 – Missa com orações próprias da novena.


Liturgia: MARIA DA GLÓRIA E MARIA ROSA SEABRA


Ministério de Música: NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Programação 26/06

26/06 – Domingo – Tema: Seguir Jesus é anunciar a palavra do Reino.



            19h – Recitação do terço e novena de Nossa Senhora do Rosário


            19h30 – Missa com orações próprias da novena.


Liturgia: MIRIS


Ministério de Música: CORAL MASCULINO


Endereço da Fonte:http://www.serro.tur.br/ultimas_noticias.php?id=43


Programação 27/06

27/06 – Segunda-feira – Tema: Com Jesus, aprendemos o compromisso com o Reino.



            19h – Recitação do terço e novena de Nossa Senhora do Rosário.


            19h30 – Missa com orações próprias da novena.


                        Liturgia: VICENTINOS


                        Ministério de Música: A.M.I

Programação 28/06

28/06 – Terça-feira – Tema: Com Jesus, aprendemos a ter confiança.



            19h – Recitação do terço e novena de Nossa Senhora do Rosário.


            19h30 – Missa com orações próprias da novena.


                        Liturgia: PAULO JÚNIOR E LEIA


                        Ministério de Música: SERVOS POR AMOR





Programação 29/06

29/06 – Quarta-feira – Tema: No encontro com Jesus, a libertação total da pessoa.



            19h – Recitação do terço e novena de Nossa Senhora do Rosário.


19h30 – Missa com orações próprias da novena.


            Liturgia: CLEIDE E NILCE


            Ministério de Música: JESUS PRESENTE  Após a Missa, os Catopês levam a Cruz da Irmandade para a    casa do 1º Juiz.
Endereço da Fonte: http://www.serro.tur.br/ultimas_noticias.php?id=43

Programação 30/06

30/06 – Quinta-feira – 1º dia do Tríduo.



            Tema: Em Jesus, somo perdoados e restaurados para uma nova vida.


            18h30 – Os dançantes conduzem o 1º Juiz, com a Cruz da Irmandade, de sua casa até à Igreja do Rosário.


            19h – Recitação do terço e novena de Nossa Senhora do Rosário.


            19h30 – Missa com orações próprias da novena.


                        Liturgia: MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO EUCARÍSTICA


                        Ministério de Música: CORAL SANTA RITA.


            Após a Missa, os dançantes conduzem a Cruz da Irmandade para a casa do 2º Juiz.
Endereço da Fonte: http://www.serro.tur.br/ultimas_noticias.php?id=43








Programação 01/07

01/07 – Sexta-feira – 2º dia do Tríduo.



            Tema: No coração de Jesus, manso e humilde, lugar de repouso para todos que o invocam.


            18h30 – Os dançantes conduzem o 2º Juiz, com a Cruz da Irmandade, de sua casa até à Igreja do Rosário.


            19h30 – Missa com orações próprias da novena.


                        Liturgia: APOSTOLADO DA ORAÇÃO


Ministério de Música: NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.


Após a Missa, os dançantes conduzem a Cruz da Irmandade para a casa do Rei.
Endereço da Fonte: http://www.serro.tur.br/ultimas_noticias.php?id=43



Programação 02/07

02/07 – Sábado – 3º dia do Tríduo – Matina e Mastro



            Tema: Em Jesus, se realizam todas as esperanças de uma nova comunidade.


            5h – Liturgia da Matina, na Igreja do Rosário, e após, visita às casas dos festeiros.


            12h – Repique de sinos e queima de fogos.


            14h – Minicurso preparatório para os novos Irmãos do Rosário.


            18h30 – Os dançantes conduzem o Rei, com a Cruz da Irmandade, de sua casa até à Igreja do Rosário.


            19h – Recitação do terço e novena de Nossa Senhora do Rosário.


            19h30 – Missa com orações próprias da novena.


                        Posse dos novos Irmãos do Rosário.


                                    Liturgia: CLÁUDIA CASTRO


                                    Ministério de Música: SAGRADA CANÇÃO    


            20h30 – Procissão da bandeira, da casa do Mordomo do Mastro até à Igreja do Rosário.


                        Bênção e hasteamento do Mastro.


                        Espetáculo de Fogos de artifício.


Endereço da Fonte: http://www.serro.tur.br/ultimas_noticias.php?id=43



Programação 03/07

03/07 – Domingo – Festa de Nossa Senhora do Rosário – 1º Reinado



            Tema: O Rosário é o caminho que nos leva a Jesus.


            06h – Organização do Reinado pelos dançantes.


            10h – Chegada do Reinado e dançantes à Igreja do Rosário e, após, Embaixada de Caboclos e Marujos.


                        Missa Solene da Festa.


                                   Liturgia: IRMÃOS DO ROSÁRIO


                                   Ministério de Música: GRUPOS DE DANÇANTES


                        Após a Missa, almoço nas casas dos Festeiros.


            15h – Missa do Romeiro


                                   Liturgia: EQUIPE LITÚRGICA DA CIDADE DE VIÇOSA


                                   Ministério de Música: CORAL DA CIDADE DE VIÇOSA


17h -  Coroação da Imagem de Nossa Senhora do Rosário, a cargo da Escolinha Arco-Íris, representação da lenda e, em seguida, solene procissão luminosa.


                        Após a Missa, jantar nas casas das festeiras.


Programação 04/07

04/07 – Segunda-feira – Segundo Reinado



            Tema: A Missão de Jesus é resgatar os homens na vida total.


            12h – Organização do Segundo Reinado pelos dançantes.


            19h30 – Missa do Segundo Reinado.


                        Liturgia: IRMÃOS DO ROSÁRIO


                        Ministério de Música: GRUPOS DE DANÇANTES    


            Após a Missa, posse dos festeiros do Reinado / 2012, descida do Mastro e despedida dos dançantes.